BIOPLÁSTICOS
Bioplásticos são plásticos derivados de fontes de biomassa renovável, como milho, batata, açúcar, mandioca, algas, tapioca e outras plantas. Alguns - não todos - bioplásticos são biodegradáveis, e apenas uma parte é totalmente biodegradável. Além disso, existem alguns bioplásticos que possuem petróleo em sua composição, entre outros componentes. O termo "bioplástico" inclui toda uma família de materiais que são Bio-Baseados e/ou Biodegradáveis.
Bio-Baseado: são materiais produzidos a partir de substâncias derivadas de matéria viva, tais como plantas.
Biodegradação: ocorre quando a degradação resulta da ação natural de microrganismos comuns no meio-ambiente, tais como bactérias, fungos e algas. (ASTM D-6400-99)
TIPOS DE BIOPLÁSTICOS
Poli-caprolactonas (PCL) e Outros Poli-condensados (PTT, PBS, PBSA, PBAT):
São plásticos com base de petróleo misturados com materiais bio-baseados, e são parcialmente biodegradáveis.
Ácido Poliláctico (PLA):
É produzido a partir de materiais bio-baseados, podendo ser totalmente bio-baseado e biodegradável dependendo do que for misturado a ele.
Plásticos Oxi-Degradáveis:
É qualquer plástico que recebe um aditivo para acelerar seu processo de degradação, mas não se decompõe completamente, apenas divide-se em milhares de pedacinhos virando um pó que, na maioria dos aditivos, contém metais pesados que podem parar em rios, lagos e mares.
Plásticos com Etanol:
A única diferença deste para os baseados em petróleo é a sua origem, que muda para uma matéria prima renovável, mas ele não é biodegradável.
PHAs:
São uma família de plásticos produzidos à partir de produção microbiana, são totalmente bio-baseados, biodegradáveis e biocompatíveis.